Em tempos de mudanças políticas e financeiras, nada melhor do que planejar muito bem cada investimento. Ainda mais quando o assunto é construção, já que qualquer economia em relação a mão de obra, projeto e materiais torna-se, em muitos casos, crucial para viabilização de uma obra.

E é nessa hora que o tijolo ecológico surge como uma alternativa eficiente, tanto na questão financeira, quanto na questão ambiental. Isto porque durante sua fabricação, ele consome uma quantidade muito menor de recursos naturais em relação ao tijolo convencional.

Produzido a partir de uma massa feita com solo (terra composta por no mínimo 50% de areia), cimento e água; o tijolo eco já fica pronto para a obra após prensagem e curagem (umidificação das peças), sem necessitar da queima durante o processo e, assim, poupa madeira e/ou gás natural que seria combustível para alimentar o forno e não emite gases poluentes para atmosfera.

Superior

De maneira prática, além da questão ambiental, o tijolo ecológico também é superior ao convencional no que diz respeito ao tempo de obra. Por ser modular, é mais fácil e rápido de ser assentado, utiliza menor quantidade de argamassa e gera menos entulho.

Seu molde permite ainda a passagem das fiações para instalações hidráulicas, elétricas e ferragens de sustentação, além de garantir conforto acústico e térmico em virtude da circulação de ar nos canais gerados pelos furos.

Mão de obra qualificada

Contudo, para que seja vantajosa a substituição do tijolo comum pelo tijolo eco, é necessária atenção para busca de uma mão de obra especializada e capacitada, que fará total diferença na hora do assentamento do material.

Além disso, a obra feita com tijolos ecológicos torna-se mais complexa para realização de futuras reformas – com quebras de paredes, por exemplo -, pois sua estrutura é entrelaçada e pode dificultar o processo.

Ainda assim, segundo a Engenheira Civil e professora Isabella Valadão, a economia de uma obra que utiliza o tijolo ecológico gira em torno de 30 a 50% em relação ao uso do tijolo tradicional.

Por fim, seja qual for sua escolha, na hora de construir a dica universal é: pesquise! Busque nas mais diversas fontes, consulte especialistas e amigos que já utilizaram os materiais que você projeta para sua construção, compartilhando suas experiências e evitando dores de cabeça.

Categories:Sem categoria
Published on :Posted on

Post your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *