Você sabe o que o Aterro do Flamengo e o Museu de Arte de São Paulo, o MASP, tem em comum? Sim, eles são locais muito diferentes, mas ambos foram construídos por grandes arquitetas e urbanistas brasileiras. Neste Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março, queremos falar sobre Carmen Portinho e Lina Bo Bardi, duas mulheres que mostram a força feminina em um tempo em havia muito menos espaço do que há hoje.

A feminista Carmen Portinho

A engenheira e urbanista Carmem Portinho nasceu em 1903 e viveu até 2001. Nascida e formada no Brasil, atuou no país em diversas obras arquitetônicas e urbanísticas, tendo ao seu lado o arquiteto Afonso Eduardo Reidy. Dentre essas obras destaca-se o Aterro do Flamengo, que possui também o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

Carmem cursou urbanismo na Inglaterra e, após voltar para o Brasil, foi nomeada diretora do Departamento de Habitação Popular no Rio de Janeiro, cargo que lhe permitiu realizar a construção dos conjuntos da Gávea e do Pedregulho, introduzindo os conceitos de habitação popular trazidos da Europa.

A engenheira e urbanista atuou ainda no movimento feminista nacional e fundou e coordenou, na década de 60, a Escola Superior de Desenho Industrial, assim como a Associação Brasileira de Arquitetas e Engenheiras.

A artista Lina Bo Bardi

Italiana, mas naturalizada brasileira, Lina Bo Bardi formou-se no seu país de origem, onde realizou alguns trabalhos. Entretanto, exerceu a maior parte de sua vida profissional no Brasil, o que lhe garantiu sua naturalidade.

Foi aqui no país que ela desenvolveu uma série de projetos que abrangiam as mais diferentes tipologias. Elaborou um plano de recuperação do Centro Histórico de Salvador e outras propostas urbanísticas para bairros de São Paulo. Trabalhou ainda com projetos de edifícios, sendo o MASP o mais conhecido deles.

Lina explorou ainda outros campos além da arquitetura e urbanismo. Foi professora, escritora, designer gráfica, de jóias e de móveis, editora de revistas, cinegrafista, figurinista e curadora de exposições. Junto com seu marido, Pietro Maria Bardi, criou e dirigiu o Curso de Desenho Industrial no Instituto de Arte Contemporânea (IAC), onde lecionaram grandes nomes da arte nacional, como o pintor Lasar Segall, o paisagista Roberto Burle Marx e o arquiteto Rino Levi.

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