Um dos grandes problemas de quem mora ou aluga uma casa ou apartamento na praia é a umidade. Embora você não consiga se livrar deste problema, já que o clima no litoral é úmido, algumas medidas podem ser tomadas para precaver a proliferação de fungos causadores do mofo ou ainda para evitá-los.

Pensando em como você pode dar adeus a estes problemas na sua casa, nós separamos algumas dicas infalíveis.

1 – Garanta uma ventilação adequada a sua casa na praia
O ar viciado fornece condições perfeitas de reprodução e desenvolvimento para os fungos: eles podem criar raízes, crescer e se reproduzir. Para evitar isto, é preciso deixar bastante ar fresco entrar na sua casa de praia e garantir uma boa circulação de ar mantendo abertas as janelas em dias ensolarados, bem como também as portas dos quartos e as gavetas e portas de armários.

2 – Evite a condensação
Em ambientes de praia, onde a brisa costuma ser quente, é normal que muitos moradores de casas em condomínio tenham ar-condicionado. Isso favorece a condensação, que nada mais é que um processo físico que se forma quando o vapor de água quente do ar esfria e se liquefaz ao entrar em contato com superfícies frias.
O mofo prospera em superfícies com condensação, como janelas, tubos de metal e paredes de concreto. Para reduzir a condensação em sua casa, você precisa manter a temperatura interna mais alta e a umidade relativa da casa mais baixa.
Se você notar condensação, certifique-se de secar a superfície imediatamente. Use também condicionadores de ar e desumidificadores para controlar o clima interno e manter baixa a umidade do ar.

3 – Limpe e desinfete bem as superfícies
A limpeza frequente ajuda a remover os esporos de fungos das superfícies domésticas e reduz consideravelmente a sujeira e a poeira (excelentes fontes de alimentos orgânicos para os fungos nocivos) em sua casa de praia.
Portanto, é altamente recomendável lavar e desinfetar regularmente o plástico, o metal, o vidro, a pedra, a telha e outras superfícies duras da sua casa e secá-las bem imediatamente após a limpeza.

4 – Controle a umidade interna de sua casa
Por mais práticas e adequadas que sejam essas medidas, elas não surtirão efeito se houver umidade suficiente em sua casa para permitir o crescimento de fungos. A melhor maneira, então, de prevenir o mofo é controlando a umidade no ambiente interno.
Para isso, vale apostar em desumidificadores de ar e evitar deixar roupas e outros objetos molhados secando dentro de casa. Se quiser ir além na luta contra os fungos, busque manter as calhas limpas e as portas e janelas à prova de vazamentos para evitar a infiltração de água em sua casa durante tempestades e chuvas torrenciais.

Você tem alguma outra dica? Conte para a gente.

*Com informações de Pitacos e achados

Categories:Sem categoria

Post your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *