Você sabia que toda vez que uma onda quebra na praia, bilhões de gotículas de água sobem, formando uma névoa que invade as cidades litorâneas? Pois bem! Essa névoa se chama maresia e ela a responsável pela oxidação de eletrodomésticos, portas e janelas, de imóveis localizados na praia.

A seguir, confira nesse artigo 7 dicas que vão te ajudar a driblar os efeitos nocivos da maresia e proteger sua casa.

1 – Tenha eletrodomésticos e outras estruturas de aço inoxidável ou alumínio A salinidade da maresia pode oxidar eletrodomésticos e outras estruturas feitas com materiais mais comuns, como metal, ferro e plástico. Investir em eletrodomésticos feitos de aço inoxidável evita esses problemas e pode aumentar a sua durabilidade. Outra alternativa, é o alumínio, que costuma ser mais barato quando comparado ao aço.

2 – Pinte sua casa com tinta adequada Não leve apenas em conta a questão estética da pintura, considere o tipo de tinta a ser utilizada, a fim de oferecer proteção anticorrosiva. Tinta epóxi e acrílica anti-mofo são excelentes opções para proteger da maresia e evitar o mofo. Como são criadas para esse fim, podem durar muito mais, sem haver a necessidade de precisar retocar e até refazer o serviço por completo.

2 – Em áreas abertas invista no envidraçamento É muito comum que casas da praia tenham sacadas e varandas que oferecem vista e acesso direto ao mar. Por um lado, isso valoriza o imóvel e oferece visão privilegiada, por outro, é um convite à maresia. Optar por estruturas de vidro permitem a visualização externa e também protegem o local.

3 – Use óleo de peroba em móveis de madeira Móveis de madeira, além de super combinarem com a temática praiana, também são mais resistentes à maresia, por isso é muito comum que estejam presentes em imóveis da praia. Para aumentar ainda a resistência, é aconselhado a aplicação de óleo de peroba. Além de proteger o seu móvel, ele também limpa, conserva e confere um aspecto brilhoso aos móveis.

4 – Mantenha a casa ventilada Ambientes fechados, com pouca, ou nenhuma ventilação, fazem a umidade do ar aumentar. Essa característica, leva ao aparecimento de mofo. Dica: abra as janelas com maior frequência principalmente em dias ensolados para permitir a ventilação e a circulação de novos ares.

5 – Escolha o piso ideal Os pisos que oferecem maior resistência são os porcelanatos e os pisos cerâmicos. Mas cuidado, pois eles não devem ser polidos, já que podem riscar por conta da areia. Outra vantagem em optar por esse tipo de piso é a facilidade na limpeza e a variedade de opções disponíveis para você escolher. Caso opte por revestimento de madeira, lembre-se de aplicar verniz marítimo ou naval pelo menos a cada 2 anos para proteger da maresia.

7 – Realize manutenção periódica do imóvel Seu imóvel necessita de manutenção periódica. Dessa forma, é possível constatar se a maresia está, ou não, afetando estrutura, móveis e outros materiais.

O que achou das dicas? Siga-as em seu imóvel e tenha uma casa mais protegida!



Post your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *