Sossego e qualidade de vida em uma cidade litorânea: combinação perfeita para quem quer morar em Passo de Torres. A notícia pode ficar ainda melhor quando sabemos que nossas praias são limpas e próprias para banho. Semanalmente o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulga um relatório de balneabilidade das praias e pontos de banho no estado e por aqui está tudo azul.

Em Passo de Torres são dois pontos analisados, um na praia e outro no braço morto do Rio Mampituba. Nesta semana, pela primeira vez, desde o dia 10 de dezembro, quando o IMA iniciou as análises, o ponto avaliado no braço foi considerado próprio.

No total, 230 locais são estudados em Santa Catarina. Destes, 60 são considerados impróprios. Aqui em nossa região, há apenas um ponto em que é desaconselhado o banho. Ele fica em Balneário Arroio do Silva.

Entenda como funciona a classificação
Próprio:
Quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli (bactérias) por 100 mililitros.
Impróprio:
Quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

Categories:Sem categoria

Post your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *