Se você estava esperando o momento certo para investir no mercado imobiliário, ele chegou! Especialistas preveem que o setor deve passar por uma virada em 2019. Entretanto, antes de falarmos o que você pode fazer diante disto, precisamos te mostrar o porquê isto ocorrerá.
O primeiro motivo é um pouco óbvio: ano de eleição é sempre um ano de indefinições. Passado o tempo eleitoral no Brasil, mesmo que o novo Governo ainda seja novo e não se saiba como ele irá discorrer, as pessoas passam a investir mais. É o que chamamos de confiança do consumidor. Esta confiança também se dá com a expectativa de que a crise vivida pelo país acabe. Cá entre nós, ela até deixou de ser assunto nas rodas de conversa, não é mesmo?!
Outro motivo para o crescimento se dá porque o setor imobiliário está sustentando pela perspectiva de oferta de crédito barato para construção e aquisição de imóveis, em meio a um cenário macroeconômico com taxa básica de juros em torno de 8% ao ano
A taxa Selic, que é a principal norteadora das operações de crédito no país, esteve em 6,5% em 2018, o que é considerada a uma taxa baixa. Para 2019, pode-se esperar que ela se mantenha nesta patamar.
Essa diminuição na taxa de juros pode voltar a atrair os investidores para a poupança, já que ela está mais bem cotada, e trazer de volta o otimismo das famílias para poupar seu dinheiro.
Outro fator que você precisa ficar atento é que, com isso, bancos e financeiras devem estar com taxas muito baixas para repassar aos seus clientes.
A inflação, por sua vez, também está estabilizada: um patamar de 3% a 4%. Enquanto o aumento da inflação nos últimos anos foi a responsável pelas construtoras lançarem menos empreendimentos e a venda dos imóveis também caírem, com a queda da inflação, a expectativa é de que ocorra o contrário.
Nesse ambiente, o setor de construção civil, principal responsável por fornecer novos produtos para o mercado imobiliário, pode atrair novos investidores, estimulando a compra de imóveis.
Sendo assim, as construtoras lançam novos empreendimentos imobiliários e movimentam ainda mais a economia.
Vamos investir?
Toda essa conversa te deixou com MUITA vontade de investir, mas ainda há dúvidas? Nós somos especialistas nisso e podemos te ajudar a escolher o que fazer.
Entre em contato com um de nossos corretores.
*Com informações de Diário do Comércio e Blog Moving
Post your comment