Você economizou dinheiro durante anos já pensando em comprar um imóvel do sonhos. A oportunidade surge, mas é para um apartamento vendido ainda na planta. E agora? O que você faz?
É claro que, na maioria das vezes, esta é uma ótima oportunidade, até mesmo de investimento. Sobretudo, se você está prestes a casar ou porque a família vai aumentar. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados antes de fechar um contrato.
O principal deles é se você vai conseguir honrar a dívida que você vai fazer, ainda mais se ainda vive de aluguel. Para te ajudar a tomar essa decisão, nós separamos 6 dicas para te ajudar a tomar a decisão mais assertiva.
Analise a construtora
Qual a empresa que está construindo o prédio? Você conhece outros empreendimentos dela? Já os visitou? Isso é muito importante porque você pode tirar por base a qualidade com que ela vai te entregar o apartamento que pode ser da sua vida inteira. Além disso, não custa nada procurar sobre ela no Reclame aqui ou no Procon da cidade.
A localização é boa?
A localização pode mudar e muito a valorização do seu apartamento novo. Aqui em Passo de Torre, e em Torres também, há regiões que estão desenvolvendo muito. Por isso, investir aqui é certeza de bom negócio. Entretanto, analise ainda, o que há perto? Supermercado, farmácias, áreas de lazer? O local tem muito barulho, não… Isto tudo precisa ser levado em conta antes do canetaço.
Negociação
Você tem x para investir, mas o apartamento custa y. E agora? Negocie! E negocie muito antes do lançamento. Sempre é bom saber quanto custa o metro quadrado naquele bairro. Dessa forma você sabe quanto deve custar o imóvel e terá argumentos para conversar com a construtora.
Valor de entrada
Bom, se você economizou durante algum tempo, deve ter um valor para dar de entrada. Se não economizou, saiba que precisará ter, na maioria das vezes, 40% do valor total do apartamento para dar de entrada. Claro que vale a pena lembrar da dica anterior e negociar. Sempre.
Financiamento
É falar em entrada que você lembra da palavra financiamento? E é muito importante se preocupar com ele. Você consegue abrir um financiamento em algum banco? Pra garantir o empréstimo, de antemão, você precisa ter renda comprovada. Aliás, não comprometa mais do que 30% da sua renda mensal para este pagamento.
Contratos, atrasos e reajustes
Leia. Releia. Leia novamente o contrato. Você precisa ficar atento a todas as clausulas que constam nele. Se for preciso, acione um advogado. Você precisa se precaver contra atrasos, que provavelmente podem ocorrer e constam no contrato ou, ainda, contra reajustes. Até pegar as chaves, o saldo devedor é corrigido mensalmente pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) ou Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB). Quando seu financiamento sair, esteja atento, ainda, com o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis, (ITBI) e as taxas de registro cartorárias.
Mas claro, nós temos corretores especializados imóveis na planta e em toda a documentação que esse tramite de compra exige. Por isso, antes de decidir em qual imóvel investir, passe aqui na Lummertz Imóveis e converse com a gente.
Post your comment