Com os cômodos cada vez menores, a criatividade precisa estar presente na hora da decoração, seja ela do quarto, da cozinha ou da sala de estar. Para facilitar essa tarefa, a Revista Minha Casa reuniu algumas salas bem decoradas e planejadas para o conforto dos moradores. Confira algumas e inspire-se:

A grande atração no trecho do estar é o revestimento charmoso – trata-se de um conjunto de peças autocolantes de bambu com recortes vazados, fixadas diretamente sobre a parede tingida de verde. “Essa pintura, aliás, destaca a trama delicada do desenho”, aponta a arquiteta. O rack, também verde, foi escolhido em função da composição. “Tom sobre tom é certeiro!”, diz Ana, lembrando que a cor ainda confere um ar mais contemporâneo ao móvel de desenho retrô. Projeto da arquiteta Ana Yoshida. (Luis Gomes/Minha Casa)

Uma das estratégias das arquitetas foi investir em pontos focais, como a superfície da TV, que ganhou revestimento imitando tijolos aparentes (Anatólia Anticato Tradicional, 23 x 7 cm, da Palimanan) – além do evidente charme que agrega, ele compõe com o acabamento amadeirado de parte da marcenaria. Esses elementos formam a base neutra, juntamente com o sofá e os demais móveis e com a pintura cinza em algumas das paredes (cor Repose Gray, ref. SW 7015, da Sherwin-Williams). A escolha de almofadas e quadros também foi pautada pela paleta suave. Projeto das arquitetas Fabiana Silveira e Patrícia de Palma, do escritório SP Estudio. (Martín Gurfein/Minha Casa)

A sala de TV pequena, porém aconchegante, combina o sofá cinza Muy, o tapete no mesmo tom e o bufê Boston. Os quadros se apoiam em canaletas. (Sambacine/Minha Casa)

A base neutra do estar – branco no teto e na marcenaria, cinza nas paredes e no sofá, padrão amadeirado no piso – possibilitou ousadias como o tapete (Similar: Tapete Cubos – Oppa) que ostenta dezenas de matizes. Projeto da designer de interiores Adriana Fontana. (Raul Fonseca/Divulgação)

“Eu queria uma parede de tijolinhos”, conta o morador, que desanimou com o orçamento de R$ 5 mil. Aí, ele mesmo contornou a situação: decorou com papel que imita o material, gastando um quinto do valor. Outras medidas de economia foram o reestofamento do sofá e a criação do painel da TV – uma placa de MDF que ele laminou. (Sambacine/Minha Casa)

Categories:Sem categoria

Post your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *