Determine a sua própria noção de minimalismo e comece pequeno para que a transição seja tranquila

Podemos dizer com segurança que as pessoas estão em busca de uma vida com mais significado e, muitas vezes, isso vem acompanhado de uma vivência minimalista – ou seja, com menos bens e propriedades e mais experiências.

Existem histórias de pessoas que fizeram mudanças radicais, e “largaram tudo” (literalmente) para viver uma minicasa ou em um cômodo inteiro branco, só com um colchão. Isso, claro, é possível, ou você pode escolher um caminho mais leve parar atingir o mesmo objetivo e adaptar aos poucos a sua rotina ao minimalismo. A revista Casa Abril reuniu cinco dicas para quem quer aderir esse estilo de vida. Confira:

1.Estabeleça uma meta muito clara
Qual é o seu objetivo com uma vida minimalista? É ter uma casa apenas com o mínimo para uma vida confortável? Ou abrir mão dos ambientes de casa que estão com muita coisa acumulada? Ou ainda parar de comprar coisas que você nunca usa ou não precisa de verdade? Antes de começar a esvaziar a sua casa, entenda o que você quer. Esse será o seu guia para começar esse projeto de um jeito que esteja de acordo com o que você quer mesmo. Depois, estabeleça um prazo para atingir essa meta. Caso contrário, é capaz de você esquecer que ela existe e passar outras coisas na frente.

2.Veja como o espaço em que você vive pode ajudar nessa meta
Muitas vezes, viver uma vida minimalista implica não ter um espaço tão grande só para você, caso viva sozinho. Esse pode ser o momento de começar a pensar como o ambiente em que você vive pode ajudar com isso. Às vezes, procurar um ambiente menor é a melhor opções alcançar essa meta. Ou você pode perceber que o ambiente em que vive agora é bom para isso, mas você precisa mesmo é fazer uma limpa no que tem.

3.Hora de arrumar a bagunça
Muito bem, agora é o momento de, de fato, tirar as coisas do caminho e esvaziar a sua casa. Pode ser difícil se você tem um apego grande com os itens que guardou, por isso, comece devagar e lembre sempre da meta. Doe ou jogue fora tudo o que você tem certeza absoluta que não precisa mais. Guarde por um tempo aquilo que te deixa em dúvida e leve o seu tempo para criar um ambiente minimalista. Isso não significa que você precisa viver só com uma cama e um laptop, aproveite esse momento para descobrir o que o minimalismo significa para você.

4.Faça a pergunta ‘eu preciso mesmo disso?’ o tempo inteiro
E isso vale para tudo. Antes de comprar um novo jogo de cama, mais um livro que precisará de espaço para ser guardado, um item de decoração… Tenha certeza que isso é algo que precisa antes de comprar, caso contrário, é capaz de você começar uma nova pilha de coisas acumuladas em algum canto de casa.

5.Invista em qualidade
Se você decidir mesmo seguir uma vida de minimalismo, lembre que qualidade importa mais do que quantidade. Ou seja, se possível, guarde o seu dinheiro para investir em coisas que você realmente gosta e quer manter por perto por muito tempo – antes ter uma casa decorada com poucas coisas que você ama muito do que com muitas que você gosta mais ou menos. E, de novo, lembre sempre que você define o que é minimalismo pra você.

Categories:Sem categoria
Published on :Posted on

Post your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *