A pandemia do novo coronavírus está nos ensinando a adquirir novos hábitos e também perceber quais são de fato as reais necessidades do ser humano. Estamos nos adaptando ao chamado “novo normal” e dando mais valor para coisas que antes nem faziam parte de muitas rotinas, como por exemplo, trabalhar em casa.

No mercado imobiliário já podemos tirar algumas conclusões sobre como a COVID-19 tem influenciado nas novas buscas da aquisição. O conforto sempre esteve em foco para quem busca uma morada,mas agora outras necessidades também estão sendo percebidas. 

Uma recente pesquisa do Grupo Zap buscou entender “A influência do Coronavírus no mercado imobiliário brasileiro”, foram entrevistados mais de 4 mil pessoas de diversos locais do Brasil. Os resultados analisados  demonstraram  recuperação e mudanças no mercado. A procura por imóvel voltou a ganhar velocidade e características como: vista livre, varanda e ambientes bem divididos passaram a ser mais valorizados pelo consumidor depois da quarentena. 

Mas afinal, o que muda para os consumidores de imóveis em tempos de pandemia? 

Antes de adquirir um novo imóvel, é preciso pesquisar e avaliar as opções disponíveis no mercado e isso já é um fato que tem mudado. Se antes era mais comum agendar uma visitas, hoje os tour virtuais e fotos 360º do imóvel estão sendo muito melhor explorados pelos compradores. Aqui no nosso site lançamos o tour 360º de cada bairros da cidade com intuito de facilitar a localização geográfica dos imóveis para o cliente. Assim ele   conhecer melhor a região da qual pretendem investir. 

Na foto, nossa corretora Sandra realiza tour no imóvel via videoconferência com cliente.

Sete em cada dez entrevistados declaram que morar em um imóvel com ambientes mais bem divididos, passou a ser importante ou muito importante depois do isolamento social. Será o fim da cozinha e sala de jantar conjugados? Claro que não! Mas ter um número maior de cômodos dentro de casa é algo que certamente está virando uma preferência. 

Além disso, vizinhança com mais comércios e serviços, vista livre e varanda são características do novo imóvel que passaram a ser consideradas importantes ou muito importantes por mais de 60% do público no pós-pandemia. Confira o gráfico:

Fonte: Zap Imóveis

Outro fator importante que podemos analisar também, é a  busca por imóveis com maior número de dormitórios e banheiros, já que neste momento as famílias estão mais suscetíveis a permanecer por mais tempo em casa, e com isso, vem a necessidade de ter espaços mais amplos e particulares. Um imóvel que se enquadra perfeitamente dentro dessas características aqui em Passo de Torres é esta casa localizado no Bosque das Figueiras, que conta com 152,00 m² de área construída e mais de 300 m² de área externa para lazer.

Ambientes para escritórios ficou em 36% na preferência dos entrevistados esse número se dá pelo crescente índice de empresas que vem adotando o chamado home office. Fator que explica a alta na  procura por  imóveis com número maior de dormitórios. 

Mas por que o desejo de uma vista mais livre? Simples! O fato de estarmos limitados a ficar mais tempo em casa, faz com que  a busca por casas ou apartamentos com uma vista mas ampla, também seja outro ponto a ser considerado na hora da compra do imóvel. Como é o caso desse imóvel, localizado na Praia Grande, em Torres. 

E na sua família, como tem sido o desafio de “novo normal” causado pela pandemia? Mais tempo em casa é bom para aproveitar os momentos em família, mas também exigem novos hábitos, né? Comenta aqui pra nós, como tem sido a sua experiência em tempos de quarentena?

Post your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *