O consumo alimentar saudável e consciente está cada vez mais em destaque nas mesas de famílias e se gosta de produtos orgânicos e busca pela procedência do que você come, saiba que ter uma horta em casa é mais simples do que você imagina.

Aqui em Passo de Torres, temos um alto índice de casas com quintais amplos e arejados, o que facilita ter sua própria horta com alimentos orgânicos fresquinhos. Além de evitar a poluição, reduzir desperdícios, diminuir o consumo de industrializados, você contribui para o microclima da nossa região, gerando biodiversidade, saúde e bem-estar para todos.

Saiba que não precisa ser um especialista para começar uma horta do zero, só precisa ter vontade. Se tiver crianças em casa, envolva elas junto no processo dessa forma, as crianças ficarão muito mais propensas a comer os legumes ou verduras, afinal elas acompanharam  todo o processo de pertinho.

Cinco passos básicos e necessários para começar o seu plantio em casa, no solo ou em vasos. 

  1. Iluminação natural – Você pode sim começar uma horta em um espaço pequeno e limitado, mas o que não pode faltar é uma boa iluminação natural. Para o cultivo de hortaliças é necessário, no mínimo, três horas de luz do sol direta por dia, pode ser no período da manhã ou da tarde, escolha sempre o mais arejado e iluminado. A luz do sol é indispensável para que a planta sobreviva, então jamais opte por locais escuros e não conte com a ajuda de iluminação artificial. Vale lembrar também que a incidência de luz pode mudar e a horta precisa acompanhar a claridade, portanto, não tenha medo de mudar os vasos de lugar.
  2. Preparação do solo – Esse processo começa antes mesmo de você plantar as primeiras sementes ou mudas. É fundamental garantir que o solo da horta seja rico em nutrientes e matéria orgânica para que as plantas cresçam com saúde.. Para essa etapa, existem formas diferentes de preparar o solo com uma boa quantidade de nutrientes, existindo, inclusive, alternativas de terras já preparadas que podem ser compradas em floriculturas. Caso deseje preparar o solo em casa, você vai precisar de: 1/3 de terra preta, 1/3 de um mineral chamado vermiculita e 1/3 de matéria orgânica, que pode ser esterco de aves, húmus de minhoca ou outros compostos.
  3. Adubação – Agora que você já preparou o solo e faz o plantio, é necessário fazer a adubação a cada 15 dias, o que vai permitir que o solo de mantenha saudável e as hortaliças que estão em desenvolvimento também! As adubações podem ser feitas com compostos orgânicos, que, teoricamente, você colocaria no lixo. Restos de legumes e verduras (crus) podem ser usados, além de pó de café já utilizado, erva-mate, também já utilizada e cascas de ovo. Só não vale para alimentos já cozidos ou que tenham passado por algum processo de preparação. 
  4. Irrigação – Considerada uma parte importante no cultivo de uma horta, o modo como essa atividade é realizada pode fazer toda a diferença. O cuidado é sempre com o excesso de água, já que pode causar o apodrecimento das raízes. Para evitar o acúmulo, o ideal é optar por vasos com furos no fundo. Ainda assim, cuide para que você coloque uma quantidade moderada de água. Ok, mas, qual a quantidade ideal de água? Acertar a quantidade e a frequência das irrigações vai depender muito das espécies plantadas e do local da sua horta – hortas em vasos tendem a secar mais rápido que em canteiros, por exemplo, e também varia de planta para planta, de clima para clima. Para verificar a necessidade de água, é importante observar o aspecto da planta, atentando-se para folhas amareladas, secas ou caídas, que podem ser sinais de falta de água. 
  5. Colheita – Finalmente chegou a parte mais aguardada, afinal, você fez todos os processos perfeitamente e agora suas hortaliças estão prontas para ir à mesa. O tempo para colher pode variar muito de acordo com a espécie de planta e pode ser influenciado pela época do ano (confira mais detalhes abaixo). A planta não precisa estar no seu desenvolvimento máximo para iniciar a colheita. Você pode colher antes e terá algumas vantagens, como o incentivo para que a planta cresça mais e a liberação de espaço para o desenvolvimento das plantas vizinhas, além de maior rapidez de consumo.

Agora que você já sabe como funciona o passo a passo para começar uma horta saudável e cheia de vida, já sabe o que cultivar?” A variedade de verduras, vegetais, ervas e temperos possíveis de cultivar em casa é muito grande, por isso escolhemos algumas opções  para te ajudar!

Observe como age cada uma em relação a espaço e cultivo, e veja qual se adapta mais à sua casa. Abaixo listamos algumas opções de uma infinidade que você poderá cultivar aí na sua casa, ao longo do tempo.

Salsinha
• Como plantar: as sementes podem ser plantadas em recipientes com profundidade de, pelo menos, 30 cm, para favorecer o desenvolvimento das raízes. Para agilizar a germinação, uma dica é deixar as sementes de molho em água por um dia antes de plantá-las.
• Quando plantar: a salsa pode ser plantada em qualquer época do ano, de preferência aproveitando dias em que não faça calor ou frio excessivo.
• Cuidados e quando colher: mantenha o solo sempre bem irrigado e planeje adubações frequentes. A colheita pode ser feita, em média, de dois a três meses após o plantio. As folhas devem ser colhidas inteiras.

Hortelã
• Como plantar: a hortelã pode ser plantada por mudas ou sementes, conforme a espécie. É aconselhado fazer o plantio em um local sem ação de ventos fortes, uma vez que estes podem prejudicar o crescimento da planta.
• Quando plantar: embora a planta seja resistente a mudanças de clima, o ideal é plantar durante a primavera ou outono, quando as temperaturas são mais amenas.
• Cuidados e quando colher: é preciso manter o solo adubado e irrigado, além de controlar o crescimento de ervas daninhas. A colheita pode ser feita a qualquer momento, tanto pela haste quanto apenas de algumas folhas. Ao colher pela haste, corte-a acima do primeiro par de folhas.

Cebolinha
• Como plantar: pode ser plantada em sementes ou mudas. Caso as sementes não sejam plantadas diretamente no local definitivo, o transplante pode ser realizado depois de 30 a 40 dias.
• Quando plantar: durante todo o ano, dando preferência às épocas de clima ameno.
• Cuidados e quando colher: solo irrigado e adubado, com abundância de nutrientes. A colheita pode ser feita de dois meses e meio a quatro meses após o plantio. Colha as folhas inteiras, retirando-as pela base e nunca pela metade.

Alecrim
• Como plantar: o alecrim pode ser plantado por sementes ou mudas. No caso das mudas, o transplante para lugar definitivo deve ser feito apenas quando o ramo atingir entre 15 e 20 cm.
• Quando plantar: plantas jovens não devem ficar expostas a temperaturas muito baixas, então prefira realizar o plantio em épocas mais quentes, como primavera ou verão.
• Cuidados e quando colher: resistente a secas, as regas devem ser mais frequentes na planta jovem e podem ficar mais espaçadas na planta desenvolvida. A colheita pode ser feita a partir do terceiro mês após o plantio, sem retirar mais da metade dos ramos de uma só vez para não prejudicar o crescimento.

Manjericão
• Como plantar: pode ser plantado em sementes já nos lugares definitivos ou para ser transplantado com cerca de 10 a 15 cm. Mudas podem ser feitas a partir de ramos de plantas adultas; neste caso, o comprimento deve ser de em média 15 cm e o ramo deve ser mergulhado em água até que as raízes se formem.
• Quando plantar: o manjericão não tolera baixas temperaturas. O ideal é plantá-lo em épocas quentes, com temperaturas acima de 18º C.
• Cuidados e quando colher: as folhas podem ser colhidas após dois ou três meses do plantio. A irrigação deve ser constante, mantendo o solo sempre com umidade média.

Alface
• Como plantar: a alface pode ser plantada em sementes diretamente no local definitivo ou transplantada posteriormente – nesse caso, o ideal é fazer a mudança quando a planta já tiver de quatro a seis folhas, com o solo bastante irrigado.
• Quando plantar: estações de clima ameno, como primavera e outono, são as mais indicadas para o plantio. Altas temperaturas podem impedir o desenvolvimento das sementes.
• Cuidados e quando colher: a melhor maneira de colher é cortando a planta pela base, deixando cerca de 2,5 cm de caule acima do solo para que as folhas possam voltar a brotar. A planta pode ser colhida entre 55 e 130 dias após o plantio.

Tomatinho cereja
• Como plantar: plantado em sementes. Caso opte por fazer o transplante, faça isso quando as plantas atingirem aproximadamente 10 cm de altura.
• Quando plantar: a melhor época para o plantio do tomatinho cereja é no início da primavera.
• Cuidados e quando colher: a colheita pode ser feita entre 60 e 70 dias após o plantio, quando os frutos estiverem maduros. Caso o peso dos frutos comece a envergar o caule, até uma estaca para sustentar a planta.

Informações de cultivo: Horta Zen – https://www.hortazen.com/ 

Agora que você já possui bastante  informação sobre como cultivar uma horta em casa, bora colocar em prática e começar esse processo mágico?

Post your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *