Já chamou a família inteira para a Ceia de Natal, mas ainda não sabe o que vai fazer para montar a decoração. Provavelmente o centro desta festa é a mesa, não é mesmo?! E de fato você precisa caprichar para esta data tão especial, que marca a renovação para enfrentarmos mais um ano.

Nós vamos te dar algumas dicas de como você pode montar este ambiente.

Toalhas vermelhas, verdes ou brancas

As toalhas são opcionais, no entanto, é ideal utilizá-las para proteger seu móvel de pequenos acidentes com a comida e bebida durante a ceia. Além disso as tolhas de mesa dão um aspecto mais aconchegante para o ambiente. Quanto as cores, variam de acordo com o tipo de decoração. As mais comuns da data são as vermelhas, verdes e brancas, sendo a última mais utilizada por permitir uma flexibilidade maior na hora de adicionar os enfeites de mesa de jantar

Defina lugares e escolha os sousplats

Depois de colocar a toalha, defina os lugares e, se possível, considerando uma distância de 60 cm entre os pratos. Essa distância mínima é a recomendada para todos os convidados ficarem confortáveis durante a refeição. Definido isso, o próximo item que deve ser colocado na mesa é o sousplat ou um prato raso. Esse objeto é a base para a hora de troca de pratos, por isso é ideal mantê-lo durante toda ceia de Natal. O sousplat deixa a mesa mais protegida das superfícies quentes dos pratos.

Pratos e disposições

Em cima do sousplat você deve colocar o prato que será usado na refeição, caso considere necessário você pode adicionar mais pratos. A organização dos talheres deve ser feita da seguinte forma: facas e colheres de sopa ao lado direito, garfos do lado esquerdo e talheres de sobremesa acima do prato. A posição é conforme o uso de fora para dentro e as lâminas devem estar voltadas para o lado de dentro.

Para uma montagem formal, as taças devem ficar no lado direito, de acordo com o tamanho. A primeira, mais próxima do prato, é da água, seguido do vinho tinto e do vinho branco. Para os champanhes, organize as taças atrás dos outros copos. Dos itens habituais da mesa, o último é o guardanapo que deve ficar do lado esquerdo do prato ou em cima do prato.

Decoração central

A decoração do centro de mesa é essencial para definir o clima natalino. O ideal é dividir harmoniosamente os enfeites de natal de centro em toda a extensão da mesa de Natal. Para os pratos da ceia de Natal, deixe-os em um aparador, mesa auxiliar ou na cozinha, para que a mesa de natal fique agradável e confortável para o jantar.

Com informações de Viva decora

Categories:Sem categoria

Post your comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *